top of page
  • Foto do escritorNEUROPED RJ

Ansiedade pré-operatória



Já que mais da metade das crianças desenvolve ansiedade no período pré-operatório, a cooperação entre os pediatras, cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e não médicos é essencial para que as crianças a família tenham uma experiência positiva durante todo o processo.


A ansiedade pré-operatória em crianças pode ser medida em cinco categorias (atividade, expressividade emocional, estado de excitação, vocalização e cooperação dos pais).

O desenvolvimento de ansiedade pré-operatória em crianças depende de muitos fatores, como consciência da doença e a necessidade da cirurgia, medo da separação dos pais, sentimento de perda de controle e o caráter imprevisível do evento que irá acontecer, temperamento infantil, experiência prévia em ambiente hospitalar e o estado emocional dos pais.


Uma boa prática e simples para evitar esse tipo de acontecimento é adotar uma abordagem compreensiva, preferencialmente multidisciplinar, durante a admissão hospitalar e no momento da indução anestésica, com visitas pelo cirurgião e anestesista, eventualmente intervenção psicológica e principalmente estratégias lúdicas.

Commenti


bottom of page