Acompanhamento psicológico no pré e pós operatório
- NEUROPED RJ
- 18 de jan. de 2020
- 1 min de leitura

Você já pensou como fica a cabeça de uma criança quando ela sabe que vai precisar de operação?
No período que antecede a realização de uma cirurgia, ou mesmo após o procedimento cirúrgico, o atendimento psicológico não traz benefícios só nos aspectos emocionais, mas também melhora o aspecto físico do paciente.
Os pacientes e familiares, em sua maioria, ficam sobrecarregados porque existe um medo de riscos durante a cirurgia. Então, desde que ocorre a indicação à operação, os medos e as fantasias (medos inconscientes) despertam, por não se saber qual será o resultado. Além disso, o ambiente hospitalar é diferente e pode assustar a criança.
Por esses motivos, o especialista em psicologia é muito importante no corpo clínico de hospitais e equipes cirúrgicas.
O psicólogo tem como objetivo atenuar a ansiedade da criança e dos familiares, desmistificando as fantasias e medos muito frequentes, presentes nesta situação.
Quando é necessária uma operação repentina, que pegue de surpresa tanto os pais quanto os filhos, existe uma alternativa de acompanhamento. As cirurgias de emergência não possuem o privilégio de marcar e agendar este tipo de consulta. Porém, existe a possibilidade de uma consulta psicológica pós-operatória, a fim de ajudar o paciente no entendimento de tudo que aconteceu durante o procedimento.